Minha Cor Preferida

 
 
O Que Seria do Azul, Se Todos Gostassem do Amarelo?
 
 
Ivanir Faria
 
 
Minha cor preferida é o Azul. Não sei o porquê, mas lembro-me ainda menino apaixonado por uma camisa do Cruzeiro de Minas Gerais que meu irmão, mais velho usava. No peito esquerdo uma estrela branca, e mais nada. Eu amava aquela camisa. Talvez por causa do Azul
eu dizia ser "cruzeirense", mesmo sem ser um apaixonado por futebol…
Quando eu descobri que o céu não é realmente Azul, e sim negro, fiquei um pouco decepcionado, mas pensei: se o vejo Azul, é porque para mim ele é Azul e pronto!
Azuis são os olhos de minha mãe, descendente de italianos. Preciso comentar algo mais???
Também gosto muito do lilás. Quando vejo flores do campo fico a "colecionar" os tons que vão do lilás claríssimo, passando pelo rosa até chegar ao roxo profundo, aquele que Van Gogh soube reproduzir tão bem em sua tela "Os Ísis". Não sou botânico, mas seria capaz de jurar que na natureza  a maior gama de tons que há é a do roxo…
Os psicólogos demonstraram que todo o Homem possui uma escala de cores próprias e com elas podem expressar o seu estado de ânimo, o seu próprio temperamento, a sua imaginação e os seus sentimentos. Está também demonstrado que o Homem, por sua vez é influenciado pelas cores em todo o seu ser.
Mas devemos observar que por muito importantes que sejam as relações entre sensação e a cor, resultam excessivamente pessoais e Subjectivas. Para quem compartilha dos meus gostos em relação às cores, deixo seu significado:

Azul – É a cor reservada e que par
ece fugir. Pode expressar: Confiança, Fidelidade
Frio, Reserva, Harmonia, Afecto, Amizade e Amor…
Lilás – Reflexão, Paz, Seriedade, Tristeza…

 

Música: A Cor Azul – Delfins

 

Reflecte toda a nossa vida
Aumenta o maior dos sonhos
À procura de um futuro
Que não vem nos jornais.

E assim dá uma nova vida
A um gato que já gastou sete
Ninguém vê a luz no túnel
Sem guardar a cor do mar

A cor azul
O Céu do Mundo
Uma luz pra nos salvar

Não importa sol ou sombra
Não importa o preto ou branco
Que os meus sonhos são às cores
Todas juntas numa só azul

A cor azul
O Céu do Mundo
Uma luz pra nos salvar

A cor azul
Vai-nos salvar
Vai-nos guiar, iluminar

Quero ver o teu olhar azul
A brilhar no meu caminho
Quero ver o teu sorriso azul
Quero ser o teu golfinho


 
 
 
Esta entrada foi publicada em Arte e Vida. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

