Minha Fruta Preferida

Pitanga, a fruta-beijo…
 
Ivanir Faria
 
 
Já que estou a falar de minhas preferências, não poderia deixar de falar da fruta que mais gosto…Antes, porém, preciso dizer que aprecio todas as frutas, desde o seu formato, a sua cor, o seu cheiro e, é claro, o seu gosto…
Mas tem uma que traz tão boas lembranças…
 
Lembranças de beijos, de namoro, de amor!
Pitanga: desde a forma estrelada passando pela cor alaranjada, avermelhada, tons de fogo, enfim.
O sumo que aperta a boca, pouco ácido, suculento…
Eu plantei uma pitangueira em meu quintal. Ela cresceu e quando se desdobrava em flores miúdas, branquinhas eu ia a contemplá-la por horas…
Com um ciclo curto, rapidamente ela já estava abotoada de pequeninas frutas verdes e logo a seguir as via amadurecendo…
Os pássaros e as formigas faziam a festa…
Mas quem mais se deliciava éramos nós (…….e eu). Com uma pitanga na boca beijávamos muito. E dizíamos que "pitanga tem gosto de uva", um trocadilho para "pitanga tem gosto de beijo"…
"O coração tem razões que a própria razão desconhece", mas razões para eu (nós) gostar (mos) de pitanga é que não falta!!!
 
Pitanga
 
Nome popular: pitanga-vermelha; cerejeira- brasileira
Nome científico: Eugenia uniflora L.
Família botânica: Myrtaceae
Origem: Matas dos Estados de Minas Gerais até Rio Grande do Sul
 
Pitanga é uma palavra proveniente da língua tupi que quer dizer vermelho-rubro. E ela é, de fato, fruta vermelha, rubra, roxa, às vezes quase preta, gostosa de se comer, refrescante, refrigerante. Como se dizia há muito tempo atrás, "grande calmante do sangue".

O sabor adocicado da polpa da pitanga, levemente ácido e de perfume característico próprio, tem lugar certo no paladar brasileiro. O ato de comer pitangas colhidas diretamente no pé tem, também, espaço garantido na cultura e nos sentimentos mais brasileiros. Sua imagem delicada, sua forma arredondada de gomos sutis e sua vermelhidão exagerada são símbolos da terra.

Originária do Brasil, a pitanga encontra-se por toda parte, país afora, para quem quiser e puder desfrutá-la, espalhando-se desde o Nordeste até o Rio Grande do Sul, ultrapassando fronteiras para chegar até algumas regiões do Uruguai e da Argentina.

 

Informação Nutricional

(Colaboração: Saulo Cesár R. Teixeira)

Rica em vitamina C, a pitanga é comparada com a acerola em termos dessa vitamina. Além do mais, contém fitoquímicos, que promovem sua coloração característica e estes estão associados com funções protetoras do organismo.

Em

30g = 290mg Vitamina C

Aumenta a eficiência física, acelera a cicatrização depois de cirurgias, combate infecções, resfriados e reduz ataques cardíacos. Aumenta a eficiência imunológica e favorece a elasticidade da pele, prevenindo rugas.

 
 
Para saber mais sobre a Pitanga, minha fruta preferida, acesse:
 
 
 
 
 
 
 
Esta entrada foi publicada em Arte e Vida. ligação permanente.

Uma resposta a Minha Fruta Preferida

  1. Alessandro diz:

    Realmente a pitanga é uma fruta deliciosa… não posso me esquecer daquele saborosíssimo sulco que me ofereu em sua casa em outubro de 2004! Estava realmente muito bom…

Deixe uma Resposta

