Brasília, a não-capital, está em Portugal

Brasília, Norte de Portugal
 
 
 
 
No concelho de Vila Verde, na freguesia de Escariz (S. Martinho), distrito do Braga, em pleno coração do Minho encontra-se uma cidade já muito velhinha, chamada o "Lugar da Brasília," ou simplesmente, "Brasília".
 
Como quase todas as terras de Portugal, essa Brasília tem uma lenda:
"Tudo começou há muitos e muitos anos, numa manhã fria e ventosa quando um casal lutava contra as forças da Natureza e tentava chegar à casa, um amparando o outro, ambos sucumbindo-se ao cansaço. Já em casa, depois de retomar o fôlego, a mulher começou a lamentar:
_Então, foi para essa terra que trouxeste-me lá do Brasil? Onde está a terra fértil que prometeste-me? E a quinta no Minho, próspera e afortunada, onde está?
O homem ficou doído de remorsos. Por fim, resolveu procurar o padre e se aconselhar. Estava decidido a retornar ao Brasil atrás de outra oportuniudade de se enriquecer. O padre apenas o ouviu e o abençoou, prometendo zelar por sua mulher. Já não havia como dissuadi-lo daquela idéia.
Então, o homem seguiu de novo o caminho da aventura… Naqueles tempos, chamavam "brasílios" ou "brasileiros" àqueles que iam tentar a sorte no Brasil e regressarvam depois às suas terras.
Choveram comentários da população indignada com o feito daquele homem. Como passaram-se muitos meses sem notícias do marido, a mulher procurou o padre, que a aconselhou a tratar a terra, como se o marido estivesse ao seu lado. A mulher atirou-se ao trabalho com todas as suas forças. Passados alguns anos tinha uma quinta maravilhosa, mas sentia-se acabada fisicamente.
Ao queixar-se com o padre, a mulher conta-lhe um sonho que tivera:
_Uma noite dessas, sonhei com o meu marido, mas ele já não estava cá na Terra… Tinha subido ao Céu… Também eu, seu padre, sinto que vou partir. Mas de que servirá essa quinta depois que eu morrer? E todo o esforço que fiz nessa terra, de que me adiantou?
O sacerdote cruzou as mãos sobre o crucifixo, fechou os olhos e respondeu:
_Servirá para mostar a tua história e o teu exemplo!
Pouco tempo depois, sorrindo, a mulher murmurava:
_Lá está ele, o meu marido. Vou para junto do meu "brasílio", pois sou a sua "brasília". Morreu igualmente sorrindo e de olhos em êxtase…
 
A pedido do padre, a população passou a chamar de "Brasília" àquela quinta e seus arredores…"
 
(Adaptado de "Lendas de Portugal", de Gentil Marques, vol I,
p. 52 – 59, Editorial Universus, Porto, 1962)
 
 
Você sabia???
 
A sugestão do nome de "Brasília" para a Capital Federal do Brasil surgiu em 1882, quando um deputado paulista às Cortes de Lisboa (cujo nome ignora) apresentou um projeto para implantar no centro do país a sua capital…
Já em 1792, por ocasião da "Inconfidência Mineira", a idéia era levar a capital para Minas Gerais…
Em 1810, Sir William Pitt, embaixador da Inglaterra em Portugal defendia a mesma idéia, argumentando que uma capital nas costas brasileiras (Rio de Janeiro) era muito vulnerável…
Furtado de Mendonça apresentou a tese de erguer a capital nas cabeceiras do Rio São Francisco…
Só em 1823 José Bonifácio de Andrada e Silva traçou o plano mais consciente da reforma, apresentando-o à Assemléia Constituinte da Corte de Lisboa…
Finalmente em 24 de Abril de 1960, Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugura a moderna Capiltal federal, erguida no meio do nada, seguindo desenhos do arquiteto Oscar Niemeyer e projetos de Lucio Costa, no Planalto Central do Brasil.
 
 
 
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Viagens. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s