O Pintor que Inventou o Pastel de Massa Folhada

 
Le Lorrain: Pintor e Pasteleiro
Ivanir Faria
 
 
Claude Gellée nasceu em 1600 em Chamagne, França.
É conhecido no mundo das Artes pelo nome de Le Lorrain, mas um fato curioso e que poucos conhecem é que ele dedicou-se ao ofício de pasteleiro durante a  mocidade em Toul, na Lorena, antes de tornar-se um célebre pintor.
Sua primeira obra-prima, "Paysage", data-se de 1629 e encontra-se no Museu de Filadélfia. A Le Lorrain, juntamente com Nicolas Poussin, cabe o papel de renovador da paisagem italiana, inspiradora de artistas franceses.
A máxima de Le Lorrain era: "_Vendo as minhas paisagens e ofereço as personagens que nelas aparecem."
 
Como nasceu a Massa Folhada de Lorrain
 
Para alegrar o pai que estava doente, Claude Gellée pegou um bocado de massa de pão, estendeu-a e pôs no meio um pedaço de manteiga. Ao proceder assim desobedecia o seu mestre que o advertiu que a manteiga sairia da massa durante o cozimento. A surpresa foi de todos ao verem que aquele pão havia se transformado numa enorme bola. O pai gostou tanto que pediu mais. Ao  repetir a experiência, Gellée esticou a massa e voltou a dobrá-la por mais de dez vezes, o que fez o seu pão mais delicado. Noutra vez repetiu o processo com a massa não levedada, obtendo um pão mais baixo.  Os ensaios foram se repetindo.
Ao mudar para Nancy seu novo patrão quis levar suas experiências a sério, mas um ambicioso colega de trabalho escreveu a um irmão que era pasteleiro em Florença, na Itália contando-lhe a novidade. Angelo Mosca foi à Nancy e induziu Claude a abrirem um negócio próprio. Os três rumaram para a Itália. Em menos de um ano Mosca teve de abrir mais duas pastelarias,  tamanha a procura pela massa folhada e passou a ser reconhecido como o inventor da iguaria.
A par do sucesso da massa, o ex-patrão de Gellée suicida, desgostoso. Entretanto, Claude era o único que sabia fazê-la, refugiado numa cozinha para não revelar o seu segredo. Mosca o espionou, aprendeu seus segredos e tramou um sequestro mantendo Claude em um cativeiro esperando que ele morresse à míngua. Com suas mãos hábeis, Claude consegue fugir. Vai para Nápoles, onde chega em estado deplorável, recebendo cuidados médicos durante vinte dias numa pequena casa onde morava um pintor já maduro. Após estar curado, Claude resolve servi-lo em troca de moradia e alimentação. Esse pintor, reconhecendo estar diante de um artista nato, fê-lo seu discípulo ensinado-lhe tudo o que sabia. Com morte de seu tutor, Gellée parte para Florença a fim de vingar-se dos irmãos Mosca. Ao chegar recebe a notícia que ambos haviam morrido carborizados num terrível incêndio do seu estabelecimento, do qual somente restara o letreiro: "Fábrica de massa folhada de Angelo Mosca, inventor".
Ele resolve, então, esquecer tudo. Fixa-se em Roma onde passa a viver apenas para a pintura. Teve uma vida longa e tranquila. Não se casou, mas teve uma filha. Morreu em 23 de novembro de 1682.
 
Como Renasceu a Massa Folhada
 
Carême (1783-1833) continuou a obra de Lorrain fazendo e refazendo novas experiências. Das seis massas-base da pastelaria – quebrada, areada, de crepes, de choux e levedada, a mais especial textura é a da massa folhada de Gellée.
Carême conseguiu fazê-la em camadas, com aspecto de livro formado por finas folhas de massa de farinha, água e sal intercaladas por manteiga amolecida. Essas camadas foram sobrepostas com um supremo grau de perfeição que Carême as batizou de "vol-au-vent". Incontáveis são os pastéis, pasteizinhos e tortas que hoje degustamos graças à imaginação de Gellée e graças ao seu gesto de amor para com o seu pai adoentado…
 
 
Saiba como se faz uma Massa Folhada passo-a-passo:
 
 
 
 
 
 
 
 
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Arte e Vida. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s