A Mais Bela História Sobre a Amizade

 
 
Como Nasce uma Obra-prima?
 
 
O desenho das "Mãos Postas" encontra-se em muitos quadros ou livros de oração. Ele é a reprodução de uma escultura de um famoso artista chamado Albrecht Dürer, que nasceu em 21 de maio de 1471, na Alemanha. A inspiração do artista para a obra veio de uma amizade muito forte…
 
 
Uma Amizade Sem Limites

Albrecht tinha um amigo que se chamava Hans. Eles trabalhavam em uma oficina de escultura. Ambos sonhavam em ser pintores famosos em algum dia. Porém, tanto Albrecht quanto Hans eram de famílias pobres. Para eles, não era possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Um dia, Albrecht teve uma idéia: um trabalharia para que o outro pudesse estudar. Quando um deles estivesse formado, pagaria os estudos do outro que financiaria seus estudos. Assim, com o tempo, ambos chegariam a realizar um grande sonho.

Mas qual deles seria o primeiro a estudar? Essa não foi uma decisão fácil de ser tomada. Albrecht queria que Hans fosse estudar primeiro. "Afinal de contas" dizia ele, "você é o mais velho". Como os dois eram de fato muito amigos, Hans fez a seguinte proposta: decidir a sorte com uma moeda. Assim fizeram e Albrecht foi sorteado.

Albrecht foi estudar em Viena, na Áustria, com um dos melhores artistas da época. Hans fez de tudo para cumprir o combinado. Trabalhou primeiro em um restaurante. Como ganhava muito pouco, foi trabalhar em uma ferraria. Não demorou muito, suas mãos estavam calejadas por causa desse novo trabalho.

Depois de alguns anos, Albrecht terminou seus estudos e voltou a Alemanha. Estva animado para começar a trabalhar como pintor e retribuir o grande esforço de seu amigo Hans.

Quando chegou na casa de Hans, encontrou-o em seu quarto. Estava orando com as mãos postas sobre a cama, ao ver aquelas mãos, agora calejadas pelo trabalho duro, Albrecht lamentou profundamente. Há muito tempo, Hans sabia que suas mãos já não possuíam mais a sensibilidade necessária exigida pelas escolas de artes. Mesmo assim, não estavam arrependidos do que juntos haviam feito.

Albrecht Dürer tornou-se um pintor muito famoso. Ele nunca esqueceu aquelas mãos que tornaram seu sonho possível. Por isso ele retratou-as num quadro e, mais tarde, esculpiu-as em granito. Albrecht não pôde retribuir Hans com estudos, mas cuidou dele para que não precisasse mais trabalhar tão arduamente.

Hans ajudou a formar um artista. A escultura das "mãos postas" tornou-se um símbolo da amizade sem limites, capaz de fazer esquecer o próprio eu por causa de um amigo.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s