Yves Saint Laurent: O Criador da Moda-Arte-Moderna

 
 Moda é Arte? Se é, por que a moda das roupas é tão passageira?
 
Ivanir Faria
 
Há tempos que a Moda ganhou o topo das discussões entre os teóricos que, questionando a Modernidade, tencionavam decifrar certos enigmas jamais pensados. Pensar em Moda enquanto Arte seria acender o combate entre as mesmas num cenário chamado "efemeridade"…
Eis a questão!
 
Se tal combate vem à tona, Yves Saint Laurent (1936-) é um dos primeiros costureiros a atear o fogo. YSL é  uma das marcas mais importantes da alta-costura do século 20. São mais de 40 anos de carreira, mais de 70 coleções de alta-costura e uma infinidade de produtos que levam sua marca e são vendidos em toda parte do mundo.

Recentemente, o estilista deixou o mundo da moda. Ele anunciou sua aposentadoria e apresentou seu último desfile em janeiro de 2002 numa retrospectiva de suas criações – um show de elegância e o fim do glamour que a era YSL emprestava à alta-costura.

Como YSL criou a Moda-Arte-Moderna 

Em 1965, uniu moda e arte ao criar os vestidos tubinho inspirados nos trabalhos do holandês Piet Mondrian (1872-1944), artista plástico fundador do neoplasticismo [que usa um vocabulário restrito às verticais e horizontais e às cores puras]. O vestido se tornaria um ícone da moda.
Outros artistas também o inspiraram em suas criações, como Pablo Picasso, Georges Braque, Andy Warhol, Velázquez, Van Gogh e Delacroix.

 

No dia 7 de janeiro de 2002, Yves Saint Laurent convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que estava se despedindo do mundo da moda. "Escolhi dizer hoje adeus a esta profissão que eu tanto amei." Disse também que seu sentimento era de desgosto por uma indústria que se rege pelo comércio em detrimento da Arte.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Moda e Comportamento. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s