O 29º Aniversário de Morte de Maria Callas

Maria Callas – Grandes Biografias
 
Ivanir Faria
 
"Os deuses entendiavam-se, e chamaram de novo a sua voz."
Yves Saint Laurent (1987)
 
 
Nesse mês completam 29 anos da morte de Callas.
David Lelait, chefe de rubrica para a revista francesa Nous Deux publicou recentemente a biografia de Maria Callas. Quem lê o seu livro, encanta-se.
A linguagem é das mais claras, o pensamento é dos mais lógicos, uma antítese à desobediência da cronologia dos fatos ocorridos na vida da maior cantora lírica de todos os tempos. Coisas que só quem sabe trabalhar as palavras é capaz de fazer.
Dentre os gêneros literários, a Biografia seja, talvez o que mais respeito e atenção exige. Uma vida passada deve ser citada com exatidão, ausência de opiniões, objetividade total. Entratanto, como "as regras foram criadas para serem quebradas", Lelait é um desses biógrafos que sabem o terreno onde pisam.
Nem em pedregulhos, nem em areia movediça caminha ele quando cita com paixão os detalhes preciosos, os que realmente importam na vida da cantratriz…
"Maria Callas nasceu a 2 de Dezembro de 1923 em Nova Iorque. Filha de gregos, viveu dividida entre a Arte e o Amor. Viu ser construído ao seu redor um mito que em muito transcendia a jovem de aparência ingrata e submissa às loucas exigências da mãe dominadora.
Poliu ao máximo o seu talento e tornou-se  a maior cantora do século XX guiada pelo marido Battista Meneghini, e foi a mulher mais invejada do planeta ao relacionar-se com Aristóteles Onassis, o grego mais rico do mundo.
Refugiou-se triste em seu apartamento de Paris quando este a abandona para casar-se com a viúva Jackie Kennedy, em 1968.
Convivia apenas com seu mordomo e sua governanta, na companhia dos quais morreu a 16 de Setembro de 1977".
Um livro bem cuidado que merece estar entre os livros de cabeceira de todo bom leitor.
Um  livro que, quando se chega à última página dá vontade de fazer como os orientais: ler tudo de novo, em ordem inversa…
 
Advertisements
Esta entrada foi publicada em Livros. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s