Bacalhau: “O Bom Amigo do Português”

 
 
Bacalhau Rima Com Portugal
 
 
O texto mais antigo sobre a pesca do bacalhau em águas do Atlântico Norte data de 1353.
É um documento sobre o tratado estabelecido entre Pedro I de Portugal e Eduardo II de Inglaterra.
Aí estabeleceu-se que pescadores portugueses poderiam exercer a pesca nas costas da Inglaterra por um período de 50 anos. Entretanto, a pesca do bacalhau já era praticada há muitos anos. Desde o século X os escandinavos já buscavam sal em Portugal. A partir desses contatos, os portugueses conheceram e tomaram gosto por esse tipo de peixe. Desde então se aventuraram pelas frias águas do Norte à pesca do bacalhau que já no século XII empregava milhares de portugueses. Os navios ficavam ancorados em um porto de abrigo natural e a tripulação instalava-se em terra. Todos os dias os pescadores partiam em pequenas embarcações ao longo da costa para pescar à linha. De regresso, ao fim de cada dia, o peixe era aberto, espalmado, sua cabeça era retirada e posto a secar. Desta forma quando o navio regressava já levava o bacalhau salgado e seco.
Hoje o bacalhau é o peixe mais tradicional da Cozinha Portuguesa. Importado, principalmente da Noruega, faz a festa na boa mesa, seja em dias de festa, seja no dia-a-dia…
 
 
Bacalhau à Lisbonense
(Receita Tradicional)
 
Faça um refogado com 1 dl (100ml) de azeite, 1 cebola cortada em meias luas finas e 1 dente de alho picado. Deixe refogar em lume médio mexendo de vez em quando. Logo que comece a alourar junte 600 gramas de bacalhau (bem demolhado, escolhido de pele e espinhas e desfiado fino) e durante 2 minutos vá mexendo sobre o lume, com cuidado.
Em seguida, adicione 1 quilo de batatas fritas (palha) e mexa mais um pouco. No momento de servir aqueça o conjunto e misture 6 ovos batidos. Deixe cozer ao lume mexendo sempre com cuidado até estar ao seu gosto, mais ou menos passado.
Deite o preparado na travessa de ir à mesa, decore com azeitonas e pimentos marones cotados em tirinhas, polvilhe com salsa picada e sirva.
 
 
Para uma pesquisa completa:
 
 
 
Esta entrada foi publicada em Comidas e bebidas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s