Porto: A Cidade Que Emprestou Seu Nome ao Vinho

 
Pontes e Rios no Caminho e no Porto
 
 
Ivanir Faria
 
O Próximo destino era Porto. Desci num comboio às margens do rio Tua no início de uma tarde de sol. A paisagem repetida de vinhedos e quintas nunca se tornava monótona pois as construções variadas disputavam lugar nos detalhes arquitetônicos de suas casas, portões e cercas. Vez em quando uma ponte "passava" rapidamente e lá longe mais vinhedos, mais vinhedos.
Do encontro das águas do Tua com o rio Douro nota-se quando o rio alarga-se e temos a tabuleta a indicar "Rio Douro". No magestoso rio que desce da Espanha,banha e enriquece o país vizinho e Portugal, vi barcos pequenos a viajar turistas tão compemplativos quanto eu. Mas por pouco tempo, pois logo o trem desvia sua rota das margens do rio e corta a mata para chegar ao nosso destino.
Chegar à estação do Porto é um frenesi. Milhares de pessoas formigam entre as novas estações e linhas de metrô. Nas paredes os painéis de azulejos azul e branco contam cenas históricas que muitas das vezes passam despercebidos, tamanha a pressa de todos.
Dali para o centro da cidade são poucos passos. E muitas coisas para se ver.
Mais uma cidade de telhados vermelhos. Assim é que se descreve Porto do alto da Torre dos Clérigos, que fica no coração da cidade.  Cidade cheia de degraus para a "ribeira", a  margem do rio. Há quem õpte em descer no elevador. O importante é estar lá, ao pé da Ponte Luís I, com seus arcos de metal rendilhado. Hoje essa ponte é o caminho do metrô do Porto e cede, gentilmente, suas laterais para os pedestres que desejam atingir Vila Nova de Gaia separada do Porto apenas pelas pontes. Do meio dessa ponte vê-se outra, a Ponte Maria Pia, acabada de construir em 1877, por onde trafegam os automóveis. Foi desenhada por Eiffel antes da torre de Paris. Mais adiante está a Ponte da Arrábida.
 
 
 
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Viagens. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s