O Plástico Nosso de Cada Dia

 
 
 
É Um Saco!!! O Que Fazer Com Ele???
 
Ivanir Faria
 
O betume é considerado o primeiro produto derivado do petróleo usado pelo homem. Acredita-se que por volta de 350 a.C os egípicios já usavam o betume na mumificação. O produto subia em blocos gigantes às margens do mar Morto e era comercializado pelos nabateus, povo nômade da região…
 
 
 
Depois do Betume, O Plástico
 
 
 Muitos anos depois e o petróleo continua a ser um dos produtos mais comercializados no mundo. Numa das variadas formas, em plástico. Estamos rodeados de plástico e de seus sub-produtos. O teclado que uso agora é de plástico, assim como os botões de minha camisa, as capas e os CD´s que vejo à minha frente, minhas sandálias havaianas, a lixeira, o pente que usei há pouco, as sacolas que trouxe com as compras…
 
E por falar nas sacolas… Elas estão sendo consideradas as grandes vilâs na novela da vida real dos ambientalistas. E não é para menos. No mundo, produzem-se 150 sacolas por pessoa. Nada menos que 500 mil milhões de sacolas por ano. Os brasileiros consomem 44 milhões de sacos plásticos por dia , mas a China é a grande campeã: são 2 mil milhões de sacos a cada dia…O grande problema é que são rejeitadas após uma utilização. Gastam-se petróleo e gás natural para  fabricar as sacolas e elas demoram até 500 anos  para degradar-se.
Enquanto sua "vida" corre, vão acumulando-se nos rios ou chegando até o fundo mar…Em 2002 uma baleia anã foi encontrada morta na França com 800 kg de sacos plásticos no estômago.
Em Bangladesh é proibido o fabrico, a distribuição e a compra de sacos plásticos desde que acúmulo deles barrou as águas dos rios e esgotos agravando as cheias que mataram milhares de pessoas em 1988 e 1998.
 
 
Uma Boa Solução é…
 
Voltarmos ao passado, levando às compras os antigos sacos de tecido, de palha, de papel e carrinhos pois são todos reutilizáveis e são até mais chique que essas sacolas cheias de publicidade…
 
 
Outra Solução é…
 
A que alguns supermercados de Portugal e da Europa adotaram e que serve de exemplo: cobrar pelos sacos. A renda é revertida à Sociedade Ponto Verde .
Aqui houve uma redução de 50% nos sacos distribuídos…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s