De Onde Vem o Sobrenome Corrêa

Em Busca de Minhas Origens
Ivanir Faria
Quando rumei para Portugal
já sabia que era descendente de portugueses
do Norte do país.
CORREIA : “ilustre linhagem portuguesa
de épocas recuadas original de Farelães, Braga.
O primeiro a usar o apelido foi
D. Paio Soares Correia”…
Reza uma lenda que D. Paio, junto a alguns soldados,
ficou retido por inimigos de guerra
em  uma estrebaria.
Sem alimentos, tiveram que roer as correias das
selas dos cavalos, mas não se renderam.
Terminado o cerco,
adotou o sobrenome “correia” em
agradecimento`a Vida.
A aldeia de Paio Pires,
no município do Seixal, margem sul
de Lisboa é a terra onde
a imagem e memória de paio Pires
sobrevive.
Um monumento à entrada da cidade
traz as armas do herói: espada
e escudo.
A história da família Corrêa é longa.
Pertenceram à Ordem de Sant’Iago,
estiveram desbravando nas Índias,
nos Emirados àrabes Unidos
e em tantas outras terras
desconhecidas…
Sabe-se que foram para o Brasil
por volta de 1700 (séc. XVI).
Aportaram no Rio de Janeiro
e espalharam-se pelos interiores,
principalmente por Minas Gerais…
Nota: Todas as perguntas que me são feitas nos comentários são respondidas via e-mail,
de forma personalizada. Obrigado.
Esta entrada foi publicada em Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

11 respostas a De Onde Vem o Sobrenome Corrêa

  1. Sabrina diz:

    Olá…achei seu artigo na web…..e fiquei curiosa….porque meu pai é Corrêa. Você viu alguma informação ai em Portugal de como a família de espalhou , pois somos do Rio Grande do Sul , minha avó é Corrêa da cidade de Osório, onde a colonização foi feita por açorianos. Era isso, se puderes me ajudar já te agradeço de antemão. Valeu !

  2. Fabiane Corrêa diz:

    Olá!
    Eu li em alguns sites que o sobrenome Corrêa vem da espanha.
    Eu me pareço muito com as mulheres espanholas.
    Sabe se os corrêas também foram para a Espanha?
    Desde já, obrigada!

  3. paulo s. corrêa diz:

    Sou de São Paulo , meu pai é do sul, Jaguarão,é ótimo ver comentários das pessoas da mesma origem, abraços .

  4. Geraldo Henrique Correa diz:

    ola vc tem mais mateiral de pesquisa sobre os correa sou de Minas Gerais e Meus avos sao da divisa de minas com espirito santo entre mantena e mantenopolis

  5. ALBERTO CORRÊA FLORES SOU DE SANTIAGO RS

  6. Vania diz:

    Boa Tarde!!! Lí a História e achei interessante, mas o nome que aparece no busto é escrito como Corrêa, você saberia explicar a origem do sobrenome Correia, já que existem variações na grafia?

  7. Lucas Corrêa diz:

    Bom dia, achei muito interesante a historia 😉 você tem como me passar o brasão da familia para eu poder colocalo em um quadro, e mostrar todo o meu orgulho de carregar este sobre-nome para as proximas gerações

  8. Anderson Eduardo Correa diz:

    Olá Sou anderson Eduardo Correa filho de Maria expedita Correa mineira de alienas mg
    Hoje moramos em Goiás gostaria de saber mais aguardo contato

  9. jose francisco correa diz:

    ola ,meu nome e jose francisco correa sou do rio de janeiro meus pai e do espirito santo e seu avo era alemao o nome de era kil correa se vc tem algo arespeito ou algem envie p/ o emeil francisco_corre3@hotmail.com

  10. irla diz:

    oi! sou irla correa, meus avós vieram de mg mais preciso itaperuna, divisa com rj.
    avô jacy egmidio correa. maria do carmo correa (carmita).

  11. sthefanny corrêa diz:

    olá! sou sthefanny corrêa sou filha de simone corrêa, meus avós tem o sobrenome corrêa, quero saber mais sobre o sobrenome corrêa me enteresei muito da minha origem. espero seu contato (obg)….

Deixe uma Resposta

