Instantes Sabáticos


Instantes Sabáticos
Ivanir Faria



Se eu pudesse novamente viver a minha vida,

na próxima estudaria mais.

Não tentaria seguir somente uma carreira,
seria mais  "homem-dos-sete-ofícios"do que tenho sido.

Na verdade, todas as profissões levaria a sério.
Seria mais excêntrico na Moda. 
Misturaria mais Cores, Volumes e Formas,
viajaria mais, se fosse a trabalhar como Piloto,
contemplaria mais entardeceres, se fosse Meteorologista
subiria mais montanhas, se fosse alpinista profissional
nadaria mais rios, se fosse Atleta Olímpico…
Iria a mais lugares onde nunca fui, se fosse motorista de taxi
tomaria mais sorvetes se fosse Gourmet,
e menos lentilha, se fosse Cozinheiro em Escola…
Teria mais problemas reais como Arquiteto 
e menos problemas imaginários, 
se fosse Matemático.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu 
procurando uma profissão única,
e profundamente  a cada minuto de minha vida;
pensava em seguir a carreira certa…
Claro que tive momentos de alegria nessa busca.
Mas se eu pudesse voltar a viver trataria somente 
de estudar e ter mil diplomas na parede, 
sem a pretensão de exercer cargo algum…

Porque se não sabem, disso é feita a vida, 
apenas de Conhecimentos.
Não percam o agora, estudem!
Eu era um daqueles que nunca ia
a parte alguma sem um livro,
uma bolsa de lápis e canetas, 
um bloco para apontamentos,
um dicionário e muitas folhas em branco e,
se voltasse a viver, levaria hoje, algo mais: 
um computador!

Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a estudar as plantas no começo da primavera
e continuaria assim até o fim do outono.
Daí, estudaria a chegada do Inverno
aconchegadinho…
Daria mais voltas na minha rua, 
estudando o comportamento das pessoas
contemplaria mais amanheceres e  anotava tudo, em poemas.
Brincaria com mais crianças,
descrevendo suas atitudes, estudando suas ações,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 40 anos e estou com  uma preguiça!!!

Para saber mais sobre o poema original de 

Nadine Stair

( e não de Jorge Luís Borges, como se tem atribuído…)

clique aqui:
Para assistir no YouTube:

 

Esta entrada foi publicada em Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

Uma resposta a Instantes Sabáticos

  1. Alessandro diz:

    Muito lindo o texto…

Deixe uma Resposta

