Mágoa e Nódoa

Mágoa e Nódoa


Ivanir Faria

No início da alfabetização as crianças costumam fazer confusões entre as letras e palavras, seus significados e sons. São comuns as trocas do D pelo T,  do F e do V, do B pelo P…

Mas ao começar a descobrir mais das palavras, recordo-me de confundir a escrita e o som de Mágoa e Nódoa, eu as achava parecidas, sinônimas, elas baralhavam, era mesmo uma junção das duas em minha mente. Cresci e fui experimentando um pouco de todos os sentimentos comuns a todos nós, a todas as vidas e hoje vejo o porquê de essas duas palavras terem se misturado em minha cabeça de criança:

Significado de Mágoa – Substantivo Feminino: Dor. Sentimento de tristeza, pesar; desgosto. Ressentimento.

Significado de Nódoa – Substantivo Feminino: Marca deixada por um corpo que suja; mancha. Fig. Mancha moral, mácula, estigma. Afronta, ignomínia, vergonha.

A Mágoa é uma Nódoa que fica por um tempo ou fixa-se de deixarmos, o que é mau. Se não for dia a dia lavada, uma mágoa pode enraizar, virar uma nódoa tão fixa que com o passar dos tempos pensamos que faz parte de nós e não é assim: A nódoa da mágoa tem de sair o quanto antes de nosso coração. Guardar mágoas nos envenena, nos aprisiona. Ter sentimentos negativos é normal, é “humano”, mas devemos lutar para abandoná-los e substituí-los por outros bons e saudáveis.

Dizem os cientistas que a semente das doenças hereditárias ou não, germina a partir de sentimentos mal resolvidos, de ódio alimentado ao longo dos anos. O Livro “Quem Ama Não Adoece” prova isso.

Resolvi postar esse texto porque ontem antes de dormir recordei da infância na escola e essas palavras me saltaram à mente.

Espero que o leitor comece a pensar a partir da minha reflexão e se puder, deixar um comentário para enriquecê-la, agradeço…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

6 respostas a Mágoa e Nódoa

  1. ivana diz:

    mano, adorei isso viu , eu estou precisando faser uma lavagem das minhas nodoas, so fazem mal msm,,, bjos

  2. Marcinéia diz:

    Adorei!!! Realmente precisamos lavar nossas nódoas, só que muitas vezes não nos damos conta que elas existem……e quando percebemos já estão enraizadas. Após essa reflexão vou tentar removê-las e viver melhor!!!!! Obrigado! Beijosssssssssssss

  3. Rita diz:

    Sintonia . . . Estava a pensar nisso hoje, por vezes deixamos que os pequenos problemas de relacionamento cresçam, e com o passar do tempo cresçam fixando de tal forma que mesmo não lembrando do porque de sua existencia acabamos por alimentá-los. Uma nódoa que acaba por disceminar e contaminar outras pessoas.
    Precisamos de amar e de amor, é num excelente detergente para as nódoas difíceis.
    Bjs. Adorei a mensagem
    Rita

  4. clerio correa de faria diz:

    Gostei muito e é verdade quanto mais alimentar o ódio mais ele cresce. diz Augusto Cure que perdoar é a maior vingança que se faz Ao inimigo.quem não perdoa dorme com inimigo todos as noites

  5. Alessandro Siqueira diz:

    Certa vez ouvi que sentir raiva ou ter mágoa é beber veneno e esperar que o outro morra. Impossível. Mágoa só faz mal a quem sente. O veneno só mata a quem o ingere…
    A proposição que me foi dita parece absolutamente verdadeira. De fato, pouco (ou nada) adianta guardar mágoa ou deixar nossa mente maculada por nódoas. Isto não quer dizer, contudo, que é preciso “perdoar” e deixar a guarda aberta para novos ataques. Penso que perdoar é lembrar sem raiva. Por isto procuro superar a raiva, mas faço absoluta questão de manter a memória. Aprendemos com acertos, evidentemente, mas o aprendizado que vem do erro deixa marcas profundas de ensinamento.

  6. Joaquim Raposo diz:

    caro ivan,
    gostei da sua reflexão porque, neste mundo do salve-se quem puder, precisamos de gente que consiga reflectir…que consiga parar e pensar! O anti-nódoas é urgente e a mágoa, tão universal como os planetas, existe para que possamos valorizar o perdão!
    Como se diz numa canção dos R.E.M. “everybody hurts”! Um abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s