Bolo de Aniversário

Bolo de Aniversário

Meu Bolo de Aniversário!!!

Receita

3 ovos/260g de açúcar refinado/100ml de óleo vegetal/100ml de creme de leite sem o soro/280g de farinha de trigo/15g de fermento em pó

Na batedeira bata as claras em castelo (ponto de neve firme) e reserve-as em um local protegido. Bata as gemas com 160g do açúcar até sentir que não haja vestígios dos grãos do açúcar e ficar um creme fofo e claro. Sempre a bater junte o óleo em  fio e a seguir o creme de leite. Desligue a batedeira e coloque a farinha peneirada com  fermento. Bata somente para incorporar a farinha. Desligue.  Acrescente as claras e misture delicadamente com uma espátula. Verta para uma forma redonda untada com margarina e enfarinhada, alise a superfície e leve assar por aproximadamente 30 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC. Retire e deixe arrefecer.

Com os restantes 100g de açúcar e 100ml de água, faça uma calda rala aromatizada com raspas de limão ou gotas de baunilha. Reserve.

Creme de Ovos (Recheio e Cobertura)

6 colheres (sopa) de açúcar refinado/6 gemas/Água

Leve ao lume o açúcar coberto com água até obter um preparado transparente e um pouco espesso. Retire do calor, deixe arrefece um pouco e junte-lhe as gemas, uma a uma, mexendo entre cada adição. Leve ao lume para engrossar; retire. Aplique morno.

Montagem

Corte o bolo em 3 círculos. Coque o primeiro círculo em um prato, regue com 1/3 da calda e depois recheie com 1/4 do creme e repita a operação sobrepondo as outras partes, sempre regando com calda e recheando. Cubra com o restante do creme. Aplique amêndoas picadas nas laterais e decore a gosto a parte superior com frutos secos ou desidratados e raspas de chocolate.

Se preferir faça a cobertura com um um merengue: Leve ao lume 6 colheres (sopa) de açúcar e 6 colheres de água. Comece a bater 6 claras em ponto de castelo firme (em neve).  Ao formar uma calda rala em ponto de fio, despeje-a quente, em fio fino sobre claras sempre a bater na batedeira até arrefecer. Aromatize com gotas de limão ou baunilha. Desligue a batedeira e aplique.

 

Aceitas???

Esta entrada foi publicada em Comida e bebida. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s