Pastéis de Belém

A Melhor Sobremesa do Mundo

Os Famosos Pastéis de Belém

Os Pastéis de Belém ou Pastéis de Nata foram eleitos a “melhor sobremesa do mundo baseadas em tarte” pelo repórter Killian Fox do jornal inglês The Guardian. Fox viajou e destacou as 50 sobremesas mais famosas do planeta, mas “as tartes cremosas e folhadas são uma das grandes dádivas da gastronomia”, afirma o Jornalista. Fazem parte da vasta e rica Doçaria Portuguesa e representam o país nos quatro cantos do mundo. E não é para menos. Uma deliciosa massa folhada, crocante nas bordas e suculenta por dentro, recheada com um creme de gemas e leite, adocicado na medida certa… Hummmmmm!

 

Fachada da Loja

Encontram-se Pastéis de Nata em todos os cafés e pastelarias de Portugal, mas os exclusivos “Pastéis de Belém” (nome do bairro) comem-se numa loja-fábrica, em Lisboa. Aí, tradicionalmente, os pastéis de Belém comem-se ainda quentes, polvilhados de canela  e açúcar em pó. A fachada não representa o tamanho dos salões interiores que foram ampliados ao longo dos anos devido a tamanha procura..

 

Azulejos Tradicionais Enfeitam as Paredes

Tudo começou em 1837, quando ao lado Mosteiro dos Jerónimos os monges começaram a vendar uns pastéis de nata. Ali próximo se encontra-se a Torre de Belém. Logo os turistas apareciam famintos e a fama foi-se propagando pelo mundo.

Torre de Belém em Miniatura

As primeiras salas da loja abrigam peças únicas, uma espécie de mini museu: relógios, móveis, quadros, azulejos, receitas manuscritas, utensílios de cozinha… Confira nas fotos!

 

Um Móvel Secular

Um Candeeiro-Peixe

 

Lavabo e Loiças Antigas

Receita Manuscrita

Utensilios de Cozinha

 

Esta entrada foi publicada em Comida e bebida, Degustação em Viagem. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s