Quando Uma Amizade Esmorece

Aceitar dar Tempo Ao Tempo

Como aceitar a separação entre amigos? É possível deixar o outro partir sem sofrer demasiado?

Diz a letra da canção que ” O pra sempre, sempre acaba”, mas será mesmo assim? E se o “pra sempre” estivesse adormecido, como a Bela, à espera de um despertar? Bom, este texto já tem interrogações a mais. Vamos a algumas afirmações…

Sempre tive em mente, desde as experiências com os amigos de infância, que as separações entre amigos são inevitáveis.  Uma mudança de rua, de cidade, uma morte no pior dos casos e já está: o afastamento inevitável acontece. Quando acontecia comigo, refugiava-me nas lembranças das brincadeiras divertidas e tratava logo de fazer novas amizades. Com isso aprendi a aceitar que as pessoas com quem convivemos vêm e vão, num constante renovar desse círculo de “amizades”. Aprendi também a não me apegar, mas infelizmente muitas das vezes, ao responder a um apego, acabava por ficar também preso a essa trama chamada amizade. Os conhecidos e colegas geralmente ganhavam o galardão de “Amigos” num curto espaço de tempo, mas eu, temeroso com uma eventual separação, acabava por me apartar, de leve, na surdina, mas nem sempre era compreendido.

Quando uma traição era a causa de um rompimento de uma de minhas amizades a coisa mudava de figura. Do amigo ao inimigo, num ápice. Gato escaldado de água fria tem medo. É por isso que ainda hoje fico a espreitar o novo amigo quase que de longe, sem coragem de me entregar de corpo e alma. Ainda sou incompreendido pois do outro lado há uma expectativa maior que a minha de entrega. E quando vejo que o tempo de certa amizade expirou e finalmente consigo afastar e ficar mesmo longe, sou taxado de ingrato. Posso até ser, mas prefiro a segurança do sempre adormecido à espera de um despertar…

 

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

