Valor

O Que é Valor? O Que Tem Valor?

Observe este “Anel  com Pedra Preciosa”:

Anel de Design by Carles Codina - Espanha

Este anel faz parte do acervo do Museu das Artes Decorativas de Barcelona e foi concebido em 2000 pelo espanhol  Carles Codina. Foi batizado de “Anel com Pedra Preciosa”, apesar de vermos ali, sobre o ouro, um seixo, uma pedra, digamos, vulgar.

“A denominação de pedra preciosa transcende a análise social e simbólica, portanto cada pessoa ou grupo social é livre de conferir a atribuição que, por motivos culturais ou de qualquer outra índole considere oportunas.” (Extraído do livro A Ourivesaria – Carles Codina)

Essa discussão dá pano para mangas! É claro que uma pedra pode se tornar “a pedra”, ou seja, imaginemos que, em visita a uma praia você caminhe sobre muitas pedrinhas e resolve apanhar uma delas e trazer consigo como souvenir. Em casa, longe da praia e das restantes pedras, aquela que trouxe torna-se única. Essa singularidade confere a essa pedra, antes vulgar, um valor simbólico, algo exclusivo que remete a uma lembrança, a uma praia, a um momento vivido e que pode ser recordado materialmente toda vez que você ver ou tocar na pedra.

Para transformar um seixo em uma pedra preciosa, Codina precisou conceber o anel, traçar um desenho, escalonar medidas, trabalhar o metal  para finalmente casar a pedra com o ouro para então eles viverem felizes para sempre. Nós, mesmo sem sermos designers, estamos rodeados de objetos com valores atribuídos. Minha tia Efigênia, por exemplo, andou tempos com uma pipoca na carteira só porque ela lhe fora oferecida por uma sobrinha bebê. A caminho do trabalho, durante seis meses eu passei sobre uma pedra, até que, finalmente quando voltava do último dia daquele trabalho a vi pela última vez. Seria a última vez, se eu não tivesse recuado três passos e apanhado aquela pedra companheira de todos os dias. Ela estará comigo até o dia em farei a Caminhada a Santiago de Compostela. Ficará depositada ao pé da cruz, num dos pontos da peregrinação…

 

Eis a Minha Pedra Preciosa!

 

Valor

Valor

Plebe Rude

Há vidas que por vontade eu canto
Há vidas que por maldade eu conto
Por muitos lugares andei
Em muitos lugares morei
Muitas vidas vi passar
Por isso lhe conto meu amigo
Preste atenção, uma coisa vou cantar

A gente só dá valor à juventude
Quando estamos na meia idade
Só damos valor à natureza
Quando moramos na cidade
A gente só dá valor às amizades
Quando estamos na solidão
Nós só dá valor à frieza
Quando perdemos à razão

Quem não da valor ao que tem
Não merece ter nada de valor

Há vidas que por vontade eu canto
Há vidas que por maldade eu conto
Por muitos buracos passei
Em muitos demônios enfrentei
Nessa vida ainda vou enfrentar
Por isso lhe conto, preste atenção
Me de razão, você vai ter que escutar

A gente só dá valor às alegrias
Quando sentimos tristeza
Só damos valor ao dinheiro
Quando estamos na dureza
A gente só dá valor às máquinas
Quando não funcionam mais
Só damos valor à tranqüilidade
Quando não nos deixam em paz

Quem não da valor ao que tem
Não merece ter nada de valor

Há vidas que por vontade eu canto
Há vidas que por maldade eu conto
Por muitos lugares andei
Em muitos lugares morei
Muitas vidas vi passar
Por isso lhe conto meu amigo
Preste atenção, uma coisa vou cantar

A gente só dá valor à juventude
Quando estamos na meia idade
Só damos valor à natureza
Quando moramos na cidade
A gente só dá valor às amizades
Quando estamos na solidão
Nós só dá valor à frieza
Quando perdemos à razão

A gente só dá valor às alegrias
Quando sentimos tristeza
Só damos valor ao dinheiro
Quando estamos na dureza
A gente só dá valor às máquinas
Quando não funcionam mais
Só damos valor à tranqüilidade
Quando não nos deixam em paz

A gente só dá valor ao trabalho
Quando estamos desempregados
A gente só dá valor a religião
Quando estamos desesperados

Quem não da valor ao que tem
Não merece ter nada de valor

A gente só dá valor ao que é nosso
Quando não possuímos mais
A gente só dá valor a certeza
Quando tanto fez, tanto faz

Valor
Plebe Rude
Composição: Jander Bilaphra e André X

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

