O Sexto Sentido

Longe de Ser Uma Percepção Sobrenatural…

Originalmente o termo “sexto sentido” não significava intuição. Foi utilizado pela primeira vez por Sir Charles Bell em 1883, distinto neurologista para designar o “sentido da posição e dos movimentos dos membros”.

Aprendemos que há 5 sentidos: Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato. Mas isto é um erro: não há 5 sentidos nos humanos, mas pelo menos, 10 sentidos.

A concepção de contar apenas 5 sentidos remonta a Aristóteles e foi bem mais tarde, no século dezenove que o francês Chevreul separou claramente o Olfato do Paladar. Até então estes dois sentidos químicos não estavam completamente dissociados.

A lista omite, dentre outros:

  1. O Sentido Térmico (terminações nervosas livres da pele);
  2. O Equilíbrio ;
  3. A Percepção da Gravidade (cujas mensagens nascem no ouvido interno);
  4. A Sensiblilidade Química Trigêmica (responsável, por exemplo, pela sensação picante quando colocamos pimenta na boca);
  5. A Dor (que era considerada por Aristóteles como psicológica “paixão da alma”. Estamos a falar de sentidos humanos. Considerando os animais, estes utilizam sensores muito variados. A Serpente-de-campainha, por exemplo, como todos os viperídeos, dispões de receptores infravermelhos localizados dos dois lados da cabeça, entre o olho e a narina que permitem -lhe detectar raios infravermelhos emitidos por um pequeno mamífero a cerca de 1 metro de distância contra o fundo mais frio de uma gruta. Daí a um movimento brusco e uma refeição é uma fração de segundo.  Há peixes com Sentido Elétrico. O pombo-correio não pode escapar aos nossos exemplos: detectam o campo magnético terrestre.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Arte e Vida, Assunto Sério, Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s