Chanel Copiado Por Jackie Onassis

Um Tailleur Para a História

Quando desceu do avião em Dallas, Jackeline Kennedy recebeu um buquê de rosas vermelhas.  A mesma cor do sangue que mancharia para sempre o seu vestido rosa daquele dia 22 de Novembro de 1963…

Jackie Recebida Com Rosas Vermelhas no Aeroporto de Dallas

A revista Women’s Wear Daily previu durante as presidenciais de 1960 que, se Kennedy vencesse,  Jackie seria a mulher mais elegante e fotogênica dos Estados Unidos. Desde Dolly Madson que a casa Branca não acolhera uma primeira-dama tão chique.

Dolly Madson, 1816

Com 31 anos de idade, Jackie era a primeira-dama mais jovem do século XX. Gastava fortunas em Paris, vestindo as mais belas criações dos costureiros franceses e resplandecia, cintilava, e os flashes disparavam. Foi a mulher mais fotografada de sua época e a que teve o guarda roupas mais copiado pelos costureiros e pelas mulheres do mundo inteiro.

O Casamento com John F. Kennedy, em 1960

Mas para impor uma autêntica elegância e refinamento, e por ser acusada de falta de patriotismo, Jackie recorreu ao estilista francês naturalizado norte-americano Oleg Cassini. Em dois anos e meio, vestiu mais de trezentas de suas criações.

Ombro Só: Copiadíssimo!

Mas em Dallas, Jackie não usava uma criação de Cassini. Esperava-se um dia frio. Usava um vestido em lã bouclê cor de rosa vivo com adornos e forro de seda azul escuro, acompanhado por um chapéu pillbox. Eram, na verdade, duas peças: um tailleur de saia modesta abaixo dos joelhos e casaco em forma de caixa, com mangas 3/4, que Jackie tanto gostava. Fora copiado de um modelo da estilista francesa Coco Chanel e confeccionado ali mesmo bem perto, no Chinois, em Nova Iorque.

O Tailleur Rosa à Chanel

Dois Botões: Detalhe da Manga 3/4

Ao meio dia e meia, o assassinato do presidente chocou o mundo. Com o vestido manchado de sangue, Jackie permaneceu: “Eles que vejam o que fizeram!”, sentenciou. Só depois de quinze horas o despiu para vestir um vestido limpo.

Sangue de Kennedy no Banco de Trás...

Alguns dias mais tarde, a assistente da primeira-dama, Providencia Paradise dobrou o vestido manchado de sangue e o entregou à Mãe de Jackie, que o selou numa caixa e escreveu na tampa: “22 de Novembro de 1963”. A caixa foi colocada no sótão, ao lado de outra, com o vestido de casamento da filha. E nunca mais esta caixa foi aberta por Jackie.

22 de Novembro de 1963

Oleg Cassini

 Oleg Cassini nasceu no dia 11 de aAbril de 1913 em Paris. Iniciou a carreira de estilista na Itália. Mudou-se para Hollywood em 1936. Casou-se com a atriz Gene Tierney, para a qual fez figurinos em vários filmes. Começou  a vestir Jackie na década de 1960 com vestidos e casacos sempre com linhas bem retas, tons claros, e o laço como enfeite mais constante. O estilo encontrou na perfeição a musa inspiradora, fazendo muito sucesso. Faleceu a 11 de Março de 2006, aos 92 anos.

Cassini - Costureiro de Jackie

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s