Azeitonas, Riqueza Mediterrânica

As Azeitonas e o Mar Mediterrâneo

A região do Mediterrâneo alarga-se desde a Espanha e vai até Marrocos e Argélia, abrange a Tunísia, Líbia, Egito, Israel, Líbano, Síria e Turquia, a leste; Grécia, Itália e o Sul da França, a norte. Uma longa e tumultuosa história de conquistas e ocupações refletem, ainda hoje, na vida desta região. Heranças culturais deixadas pelos Fenícios, Egípcios, Cartagineses, Persas e Romanos firmaram a identidade do local. Estas grandes civilizações deixaram o rastro das rotas comerciais e, durante séculos, transferiram  mercadorias e fizeram intercâmbios entre raças e culturas, acrescentando valores aos que se fixavam na região.

Na paisagem mediterrânica predomina o tom do verde acinzentado, muitas vezes, conforme a luz do dia,  prateado das Oliveiras. Destas árvores de cultivo milenar obtém-se as Azeitonas e destas, o Azeite, duas iguarias da famosa Cozinha Mediterrânea. Não podemos esquecer das Videiras. Azeitonas e um copo de vinho: como entrada ou acompanhamento de pratos de peixe, carne, pizzas, massas… Uma infinidade de formas de degustar estas “frutas dos deuses”…

Como Conservar Azeitonas

Ao serem colhidas das oliveiras, todas as azeitonas são incomestíveis, tendo de ser curadas e conservadas em azeite ou salmoura. Elas diferem na cor. As verdes são as novas, duras e amargas. As pretas atingiram a maturidade e são mais arredondadas. O processo é simples, requer apenas paciência.

A Cura

Depois de colhidas as azeitonas verdes devem ser lavadas  e retalhadas com uma faca afiada até o caroço ou esmagadas com um martelo de madeira. Esses golpes permitirão filtrar o líquido amargo. Coloque-as em uma tigela e embeba-as com água fria. Escorra e mude a água todos os dias. Após duas semanas, prove uma das azeitonas. Se tiver amarga, continue a embebe-las em água. Este processo pode durar até 4 semanas.

A Conserva em Azeite

Escorra as azeitonas e espalhe-as sobre papel de cozinha e deixe repousar de um dia para o outro, num lugar morno, para secarem. Prepare a infusão misturando os seguintes ingredientes:
2 partes de azeite
1 parte de vinagre
Dentes de alho
folhas de hortelã
grãos de pimenta preta
sal grosso
Acrescente as azeitonas, tape e deixe repousar durante 3 dias mexendo de vez em quando.
Distribua as azeitonas em potes de vidro esterilizado e  embeba em mais azeite. Deixe no frigorífico até 6 semanas. Sirva à temperatura ambiente.

Conserva em Salmoura

Para 10 partes de água, use 1 arte de sal grosso, por exemplo: 10 copos de água (=2,250ml), 1 copo (315g) de sal. Leve ao lume, deixe ferver, reduza e lume, acrescente folhas de louro, casca de limão ou laranja, grãos de pimenta preta e ervas e deixe mais 5 minutos.
Distribua as azeitonas em potes de vidro esterilizado e  embeba com a salmoura. Tape e deixe esfriar. Deixe repousar por 1 semana.Deixe no frigorífico até 4 semanas. Sirva à temperatura ambiente.

Azeitonas Pretas

Lave as Azeitonas pretas e deixe-as de molho em água por até 6 semanas, trocando a água de 2 em 2 dias. Prove uma para verificar se não amarga. Escorra, cubra-as com sal grosso e deixe repousar 2 dias. Lave até retirar todo o sal. Deixe-as secar. Proceda como na conserva das Azeitonas verdes em azeite ou salmoura.

Esta entrada foi publicada em Assunto Sério, Comida e bebida, Degustação em Viagem. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s