O Mio Babbino Caro e 4 Divas

Vânia Mello Entre as Grandes Divas da Ópera

Estou aqui, muito orgulhoso para apresentar uma conterrânea: Vânia Mello, cantora lírica de Caratinga, Minas Gerias. A sua  Arte é Cantar Ópera… Depois de anos de muita dedicação, estudos e persistência, seu trabalho está sendo reconhecido. Apresento  4 versões de “O Mio Babbino Caro”, três delas interpretadas por Divas internacionais e a recente gravação de Vânia Mello. Maria Callas é mais a visceral; Montserrat Caballé tem a voz mais encorpada; A voz de Vânia Mello é a mais grave e tem a variação tônica mais parecida com a de Sarah Brightman, mas esta canta algumas notas acima. Além disto, Vânia tem uma linearidade na voz, as notas são degustadas de forma mais lenta, ela oscila dentro da escala, mas sem qualquer sobressalto. Comparem as ligeiras diferenças nas quatro versões destas Divas ao interpretar esta ópera de Puccini, que é dificílima de ser cantada, mas elas, talentosas que são, dão conta do recado!!!


Composição: Puccini
O mio babbino caro
O mio babbino caro
mi piace è bello, bello;
vo’andare in Porta Rossa
a comparar l’anello!
Sì, sì, ci voglio andare!
e se l’amassi indarno,
andrei sul Ponte Vecchio,
ma per buttarmi in Arno!
Mi struggo e mi tormento!
O Dio, vorrei morir!
Babbo, pietà, pietà!
Babbo, pietà, pietà!
Tradução:
Oh meu paizinho querido
Oh meu paizinho querido
Eu amo-o, ele é tão belo
Quero ir até Porta Rossa
Para comprar o anel
Sim, sim, eu quero
E se o meu amor fosse em vão
Eu iria até Ponte Vecchio
E me atiraria ao rio Arno
Eu choro e sofro tormentas
Oh Deus, preferia morrer
Paizinho, tende piedade, tende piedade
Paizinho, tende piedade, tende piedade

Esta entrada foi publicada em Arte e Vida, Música, Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

2 respostas a O Mio Babbino Caro e 4 Divas

  1. Bernard de Bois diz:

    Caro Ivanir, como fã de Vânia Mello, faço minhas as suas palavras.Nem sei se as “críticas” podem ser levadas a sério ou consideradas críticas, afinal quem a ouve ou já ouviu sabe de seu talento e amor pela arte.Ela é de fato uma Diva e olha que não tenho o privilégio de ser seu conterrâneo.
    Grande abraço!
    Bernard

  2. Caro Bernard,
    Abro uma exceção e respondo ao seu comentário aqui (faço sempre via e-mail) porque quero tornar ainda mais pública esta questão. É claro que estas “críticas” não podem e nem devem ser levadas a sério, vindas de quem vem: certamente invejosos, infelizes e tantos “in” mais, e também pelo fato de saber que na Alemanha, onde há público mais habituado à música clássica, Vânia Mello foi aplaudida de pé… As imagens falam por si. Mas este burburinho vai passar e quando cristalizar a carreira da Artista, ficaremos com a sensação de dever cumprido.
    Muito obrigado por partilhar comigo suas opiniões, por acompanhar meu blogue, ler e comentar. Abraços, Ivanir Faria.

Deixe uma Resposta

