Colar de Pérolas de Chanel

Pérolas Que Pertenceram a Coco Chanel. Será???

Ivanir Faria

Costumo frequentar as feiras de velharias. Encantam-me o design de outros tempos, a criatividade e os materiais inusitados. Sempre adquiro uma peça, se por esta me apaixono. E foi assim com este colar de pérolas muito antigo…

Pérolas

A senhora da banca a vender tralhas era idosa. Dava a impressão que fizera uma limpeza em sua própria casa e ali estava para leiloar tudo que possuía guardado há anos. Ela ofereceu-me um colar de pérolas que pertenceu a Mme. Chanel.

_Chanel, a estilista Chanel? – perguntei. _Sim, respondeu a senhora e contou a seguinte história:

“No final dos anos 60 isto aqui (Portugal) estava muito mal. Eu tinha pouco mais de trinta anos e fui viver para  Paris. Lá trabalhava em casa de uma senhora que era costureira do atelier da Chanel. Certa vez ela chegou a casa com este colar. Estava partido. Contou que Mme. Chanel estava ao pé de sua máquina e partiu um dos colares de pérolas que levava ao pescoço ao fazer um movimento brusco com a mão. Algumas caíram para o chão. Mme Chanel agarrou a parte que ficara atrás de seu pescoço e pousou sobre a máquina. A costureira contou que se abaixou a recolher as pérolas para devolver. Chanel então virou-se e deu ordens, usando gestos com a mão, para que fossem deitadas para o lixo. Mas a costureira teve pena e levou os restos do colar para casa. Sem maior interesse e mãos hábeis para o recompor, o colar partido ficou guardado por algum tempo dentro de uma caixa. Um dia o reencontrei durante as limpezas e o recompus. Quando minha patroa chegou e fui entregá-lo ela me disse que podia, se quisesse, ficar com o colar. Em Paris nunca o usei, não ia a festas, mas depois que voltei para Portugal  esperava ansiosa as ocasiões especiais para exibir o colar que fora de Chanel. Ficou arrecadado numa gaveta até que o reencontrei e resolvi tentar vendê-lo aqui na feira…”

Pelo sim, pelo não, para ajudar àquela vendedora e mais ainda pelo preço irrisório que ela pedia, resolvi adquirir o tal colar. Depois comecei a pesquisar em fotos de Coco Chanel se o identificava entre tantos colares. Muitas fotos e colares e encontrei um bem parecido (o mais comprido). Veja:

Chanel em 1 de Janeiro de 1969

Apesar de ser grande o suficiente para passar pela cabeça, o colar tem um fecho. A vendedora explicou que era uma ideia de Chanel. Ela gostava de dar duas voltas e com o fecho – e a idade avançada e falta de habilidade – era mais fácil atar o colar que assim ficava  près dou cou – rente ao pescoço…

Pérolas Riscadas, Fio Enferrujado...

Mesmo sem saber se era verdade toda aquela estranha história e apesar de estar em mau estado de conservação (as pérolas sintéticas riscadas e o dourado corroído) resolvi apadrinhar o colar. Eu sabia que Chanel havia ensinado às mulheres a usar e amar as bijouterias. Ela própria usava muitas voltas e em diversos tamanhos as tais “pérolas”. Pode ser mesmo um colar que esteve no pescoço de Coco Chanel, pode não ser…

Amor às Pérolas...

Mil Voltas...

Esta entrada foi publicada em Arte e Vida, Moda e Comportamento, Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

Uma resposta a Colar de Pérolas de Chanel

  1. Elisangela diz:

    Boa tarde amigo
    e ai tudo bem?
    estou bem ,bom neste momento encantada com a história do colar de pérolas, parece até com um dos filmes de caça tesouros que adoro.
    estou cada vez mais encantada com os documentos e fotos do seu blogue, não consigo passar um dia se quer sem dar uma olhada, e minha filha Angela gosta muito das histórias, obrigado por nos presentear com tanta beleza, cultura …… e principalmente com sua amizade.
    bjuss saudades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s