Fotografias: Antigas Recordações!

Rever a Nossa História de Família

Eu recordo que às vezes, com a família reunida alguém se lembrava de algum acontecimento como uma festa ou um casamento. Solicitavam as fotografias e eu corria para o quarto e trazia a lata cheia delas. Era uma lata daquelas que antigamente embalavam as bolachas que era reaproveitada para proteger nossas lembranças. Estava sempre cheia de antigas fotografias na sua maioria em preto e branco. Muitas traziam dedicatórias. Era comum os familiares tirarem fotografias de propósito para oferecer uns aos outros. As fotos dos casamentos eram em monóculos, uma peça que exigia forçar muito a visão. Essa coisa que nem sei se ainda existe em uso… acho que não, ainda mais agora na era digital!

Monóculos: Direto do Túnel do Tempo...

Mas voltemos ao que interessa: lá em casa estas fotografias eram relíquias. E havia umas muito antigas e minha irmã e eu ríamos das roupas e dos cabelos, das poses estranhas. Minha Mãe ralhava:

-“Esta é sua tia ………….., não ria dela!”

Então eu virava a fotografia e lia a dedicatória:

“Aceitem esta simples recordação de sua irmã……….. como prova de muita estima.”

Abaixo vinham os nomes de todos que apareciam na fotografia e a data. As conversas então se desenvolviam, os comentários multiplicavam-se. Casos e mais casos antigos viam à tona, falavam-se de costumes, de modas, de penteados, de segredos… Oh! Quanta coisa aquelas fotografias revelavam naquela roda, passando de mão em mão. O tempo corria sem nos apercebermos. Eram momentos mágicos. E podem voltar a ser, sempre que quisermos, afinal as fotos ainda estão lá, guardadas na mesma lata, agora muito mais enferrujada, mas protegidas com o mesmo carinho…

Para saber Mais:

Monóculo é um tipo de lente corretiva utilizados para corrigir a visão em apenas um olho. É constituída por uma lente circular, geralmente com um fio ao redor da circunferência do anel que pode ser associado a uma corda. A outra extremidade da corda é então ligada ao vestuário em uso para evitar a perda do monóculo.

A origem da palavra vem do grego: mónos, único e do Latim: oculu, olho. O monóculo também serve para ver ao longe coisas que não conseguimos avistar.

Esta entrada foi publicada em Arte e Vida, Assunto Sério, Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

Uma resposta a Fotografias: Antigas Recordações!

  1. Elisangela diz:

    Adorei este post sobre fotografias, ao Ler e ouvir a linda canção que a muito tempo não houvia , vi-me motivada a tirar a velha caixa de recordações do armário, e foi como se voltasse no tempo. Obrigado amigo pelo carinho dedicado a nós, seus leitores e também pelas viagens maravilhosas que fazemos ao ler seus trabalhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s