Quem Era Nuno Gonçalves de Faria?

O Alcaide Que Morreu Para Salvar Seu Castelo

Entre todos os membros da linhagem da família Faria, o mais conhecido é Nuno Gonçalves de Faria, mas quem ele realmente era não se sabe ao certo…

Quando os Castelhanos sitiaram em 1373 o castelo de Faria situado no sopé do monte da Franqueira na freguesia de Barcelos, provavelmente pensavam ser uma fácil empreitada e davam por ganha a batalha. Não contavam é com a resistência de seu alcaide e sua disposição de morrer em troca da liberdade do seu castelo. O feito heroico de Nuno foi cantado pelos prosadores, encenado pelos dramaturgos, transformou-se em obras artísticas de pintura e escultura e assim se propagou o nobre ato de nacionalismo do alcaide, mas poucos registos das suas origens ficaram.

Castelo de Faria em Barcelos - Portugal

O Que Se sabe Sobre Nuno?

Dizem alguns autores que seu pai se chamou Gonçalo Fernandes de Faria e o avô Fernão Pires de Faria, que era coevo de D. Afonso III, mas estas suposições não são comprovadas. Parece também que Nuno teve um irmão que se chamava Álvaro Fernandes que era escudeiro. Seu nome está registado em um processo do ano de 1362 no qual serviu como testemunha. Foram seus contemporâneos Martim Gonçalves de Faria e Álvaro Gonçalves de Faria, ambos armados cavaleiros pelo Rei D. João, Mestre de Avis, antes de entrarem na batalha de Aljubarrota.

Aos Farias, fazendo fortes referências ao heroísmo de Nuno Gonçalves de Faria, João Rodrigues de Sá dedicou os seguintes versos:

Oo pee duum castelo herguido,/por se nom ver abaixado,/ jaz huum corpo espedaçado/ em muytas partes partydo/ por nom ser duma apartado.

Faryee que nom farya/ per onde a cavalaria/ se perdesse erro nem tacha,/ que nesta maneira sacha,/ por guardar a que deuya.

Também Manuel de Sousa da Silva escreveu:

Vem da terra de faria/ A geração singular/ De que por não entregar/ O forte que defendia/ Viu seu pai espedaçar.

Para ler mais:

https://ivanirfaria.wordpress.com/2011/01/23/castelo-de-faria-em-portugal/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Arte e Vida, Assunto Sério, Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s