Girassóis de Monet e de Van Gogh

Ramo de Girassóis

Foi esta tela de Claude Monet a inspiração para Van Gogh pintar os seus 11 quadros (os que sobreviveram) dos famosos girassóis…

Impressionismo de Monet

Em 1882 aconteceu a sétima exposição “impressionista” de arte. Estava lá o “Ramo de Girassóis” de Claude Monet (1840-1926) e um observador ao primeiro olhar poderia pensar que se tratava de uma obra de Van Gogh. Monet colhia flores em seu já famoso jardim de Vértheuil, montava arranjos e composições e pintava de forma exuberante e unificada. Van Gogh tinha outro olhar, algo mais eriçado e gritante…

Castanheiros, de van Gogh

Vincent Van Gogh (1853-1830) teve em seu último ano de vida um período de excecional criatividade, chegando a produzir uma série de quadros em apenas seis dias. O pintor, após sua saída do hospital psiquiátrico, pretendia mostrar a alegria que sentia ao retornar a um ambiente mais rural. Ele tornou-se mais conhecido pelos seus famosos girassóis, dos quais sobreviveram 11 telas. Quantas outras ele terá, em dia de fúria, destruído? Os “Ramos de Castanheiro em Flor” tem um enquadramento que desafia as regras de composição. Há uma proximidade dos elementos do primeiro plano que contrasta com os elementos de fundo. Com isto, Van Gogh cria uma certa compreensão espacial, uma apreensão que conseguia abstrair das gravuras japonesas que ele tanto admirava.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Arte e Vida, Para Ler e Guardar... com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s