Morreu Loulou de la Falaise

De Hippie a Designer de Joias YSL

Loulou de la Falaise era, desde a década de 1970, a imagem da moda parisiense. Nasceu em 1948 e faleceu no último 5 de Novembro.

YSL e Loulou – 1970

Lolou era nome adotado por Louise de la Falaise, filha de pai aristocrata de quem herdou o sobrenome de pronúncia e som agradáveis. Foi cúmplice de Yves Saint Laurent, o génio da moda do século passado que era dependente de drogas e de amigos. Yves precisava estar sempre rodeado com pessoas do seu grupo de hippies de luxo. Loulou era uma destas pessoas. Aos 20 anos ela já era divorciada e até se gabava de sê-lo. Pelas mãos de YSL e pelo seu bom gosto e senso estético tornou-se numa das mulheres mais bem vestidas do mundo. Do costureiro era a musa inspiradora e o seu braço direito no atelier. Teve de renunciar ao álcool depois de uma operação ao estômago e se entregou, então, ao trabalho criativo. La Falaise desenhava joias, concebia sacos, malas e cintos para a maison YSL. Era tão criativa a ponto de ter conseguido desviar os olhares do essencial (a roupa) para os acessórios. Foi pelo seu crivo que os acessórios ganharam peso, literalmente, ao ponto de sustentar toda a indústria das aparências quando o consumo de Alta Costura restringiu-se.

Loulou em 2011

Loulou abriu a própria griffe quando YSL fechou a sua. Trabalhava em Paris e em Nova Iorque. Seus últimos meses foram tristes, precocemente envelhecida pela doença, mas a designer lutou contra as intempéries e, graças ao seu sorriso habitual, fez sua vida continuar cor-de-rosa…

Esta entrada foi publicada em Arte e Vida, Moda e Comportamento. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s