Grès: Madame da Alta Costura

Madame Grès: Esculturas em Tecidos

Alix Grès nasceu em 1903 e sonhava em ser escultora, mas não teve o apoio da família. Anos mais tarde, em 1931 abriu uma casa de Alta Costura, mas só em 1942 adotou o nome de Madame Grès. Talvez, colocando para fora a escultora reprimida, começou a drapear tecidos no corpo das clientes, criando assim os mais espetaculares vestidos da época.

Em sua maioria na cor branca, os vestidos drapeados de Grès lembravam as túnicas gregas. Eram minimalistas, apesar de gastar até 20 metros de tecido na sua confeção. Grès optava pelos drapeados e deixava seus vestidos livres de adornos, nada de bordados ou quaisquer enfeites, tornando-os atemporais.  Em 1972 assumiu o cargo de presidente da Chambre Syndicale, permanecendo nele por vinte anos. Aos 81 anos lançou uma linha de prêt-à-porter e até 1993, ano da sua morte, manteve sua casa aberta.  Grès influenciou estilistas e ainda é o ícone dos drapeados da Alta Costura.

Na foto acima, o caderno quadriculado de medidas da maison de Madame Grès. Paloma Picasso e princesas faziam parte de sua clientela.

No livro Yves Saint Laurent – Uma Biografia, de Laurence Banaim, está escrito sobre Marlene Dietrich:

“O que é um nome quando despenca de uma tela mágica para a caderneta de encomendas, em papel quadriculado, de um costureiro?”

Parece que era habitual usar o quadriculado nos ateliers de costura. Vou continuar a pesquisa sobre o uso do caderno quadriculado para anotações em casa de Alta Costura, pois gosto de saber destes pormenores…

Esta entrada foi publicada em Arte e Vida, Cinema e Arte, Estilo, Moda e Comportamento, Para Ler e Guardar..., Passatempos, Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s