Os Espinafres e o Marinheiro Popeye

Espinafres Uh! Uh!

Quando pensamos em Espinafres, imediatamente lembramos do marinheiro Popeye, companheiro de nossa infância. Quem não se recorda da personagem magra e fraca que tornava-se forte e musculosa quando ingeria o vegetal que era conhecido como sendo muito rico em ferro? Muitas mães, com este argumento e remetendo-se à figura do herói dos quadrinhos conseguiram fazer o espinafre ser “engolido” pelos filhos.

O mito da riqueza em ferro dos espinafres foi propagado desde 1870. Pode ter sido por um erro matemático do dr. E. Von Wolf, que estudou os valores nutricionais da hortaliça e escreveu mal uma casa decimal, ou pode ser um erro de impressão dos seus estudos, o que aumentou em 10% o valor de ferro nos espinafres. Só em 1937 químicos alemães corrigiram o erro e publicaram que 100g de espinafre contêm 93 g de água; 2,3 g de proteínas; 0,3 g de gordura e 1,8 g de hidratos de carbono e apenas umas 20 calorias.
Os Espinafres também contém quercitina, um fitoquímico com propriedades antioxidantes, vitamina K, magnésio e manganésio, enorme valor fisiológico e nutritivo, bastante rico em vitaminas, minerais em forma de sais, clorofila, oligoelementos e fermentos. Mesmo que nada se fale no elemento Ferro, este alimento não perde honras à mesa.

Benefícios dos Espinafres:

Podem reduzir o risco de cancro (câncer); fortalecem os ossos, dentes e gengivas; fortalecem o sistema imunitário; previnem e reduzem a anemia; previnem e aliviam a prisão de ventre; normalizam a hipertensão arterial.

Advertência:

Apesar de ser benéfico numa diversidade de doenças e fortalecer o organismo, os Espinafres não devem ser consumidos diariamente porque têm uma ação depuradora muito forte. São desaconselhados para quem sofra de cálculos renais ou da bexiga pelo seu teor em ácido oxálico, que pode agravar esses problemas.

Esta espécie de espinafres da foto acima conheci em Portugal. Conheci também um acompanhamento para peixes e carnes feito com ele chamado “Esparregado” e fui à cozinha conquistar sua receita. O de baixo já me era familiar no Brasil. Eu plantava e colhia folhas muito grandes e suculentas que eram degustadas devagar, misturadas a tomates bem maduros, sal e um fio de óleo.

Receita de Esparregado de Espinafres

Para 4 porções: 1 molho grande de espinafres (500g)/ 2 dentes de alho/ Azeite/ 2 colheres (sopa) de margarina/ Sal/ Leite/ 1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo/ Gotas de limão ou vinagre/ Pimenta, se desejar.

Lave muito bem os espinafres e despreze somente os talos muito grossos. Pique-os coza-os em pouca água temperada com sal e azeite, mexendo sempre para desfazer os espinafres um pouco mais, até quase secar a água. Em outra panela aloure o alho na manteiga e num fio de azeite. Junte os espinafres. A seguir junte a farinha dissolvida em 1 copo de leite. Continue mexendo e se estiver muito grosso, acrescente mais leite. Pingue gotas de limão ou vinagre e mexa. Retifique o sal e tempere com pimenta, se desejar.

Há quem use somente as folhas do espinafre nesta receita. Eu não concordo pois os talos são também ricos, principalmente em fibra. Outras receitas recomendam cozer as folhas inteiras e escorrer. Também discordo porque perde-se a água de cozimento, portando junto dela muitos nutrientes.

Como Comprar e Guardar:

Prefira os Espinafres de cultura biológica e verifique se estão bem verdes e frescos. Mantenha-os no frigorífico«, mas por poucos dias. Se preferir congele as folhas lavadas e escorridas. Congelados retêm a maior parte dos nutrientes.

Além cozidos, os Espinafres podem ser consumidos em saladas cruas. Em forma de sucos são deliciosamente nutritivos se misturados a cenoura ou beterraba, pois o açúcar destes legumes retira o sabor amargo e apimentado dos Espinafres. Há quem acrescente gotas de limão…

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2 respostas a Os Espinafres e o Marinheiro Popeye

  1. Geraldo diz:

    Excelente matéria!!!!

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