Uma Flor Comestível: Nabiça

Nabiças

O Nabo é uma planta bastante conhecida cujo tubérculo é comestível. Mas o que poucas pessoas sabem é que em Portugal os pendões de uma planta da mesma família, chamada de Nabiça, são mais apreciados que as raízes do Nabo. Comercializam-se aqui os “grelos” da Nabiça em flor. São utilizados como guarnição ou são a própria “matéria-prima” para alguns pratos, muitos de origens orientais.

Planta da família do Nabo

Brassica rapa L. é o nome científico dado ao nabo, que pertence à mesma família da mostarda e do repolho. Uma planta crucífera de tubérculo (raiz) comestível rica  em cálcio e de poucas calorias. A parte superior da raiz se alarga bastante para formar a parte que se come. As folhas também são comestíveis e há lugares onde são usadas em salada, mas como Grelos ou Nabiças, as flores vão para dentro da panela também. As folhas do nabo constituem um excelente alimento. Apresentam um alto teor de vitamina A, do complexo B e de vitamina C. São saborosas, e suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal.O Nabo é largamente cultivado no norte da Europa, E.U.A e Canadá. No Brasil embora cultivado e consumido, não é dos legumes mais comuns. Ainda mais difícil  para os brasileiros se assimilar que se comam os pendões da Nabiça…

As Origens Perderam-se…

Não se sabe quando se começou a consumir nabos. Sabe-se que o alimento comum entre os gregos e romanos e vem sendo há muito tempo consumido na Europa Setentrional.

 Nasceu na Calçada, Sem Ser Semeada…

Não era de me espantar ao ver uma grande planta no canto de uma calçada (passeio) toda florida, na “Rua da Amizade”, na Baixa da Banheira, município do Barreiro, em Portugal, se não fosse ela um planta da família do Nabo, parecida com a Mostarda brasileira.

Resta saber se a raiz terá meios de se expandir entre as pedras da calçada portuguesa. Como foi a sua semente ali parar?

Os nabos são de fácil cultivo.São ideais para hortas domésticas, e as sementes podem ser plantadas em carreiras diretamente no solo. Os horticultores costumam desbastar as plantas, de forma a deixar um espaçamento de 5 centímetros entre as mudas. A safra atinge o ponto de colheita em dois meses. A colheita pode ser estocada a temperaturas frescas.

Sugiro que compre um pacote de sementes de nabos e plante-os em sua horta. Deixe-os crescer até dar folhas tenras e experimente comê-las em refogados… E se tiver ainda mais paciência, deixe crescer os tais pendões (grelos) e depois experimente usá-los em pratos como o Arroz de Grelos, o Bacalhau com Grelos… Se precisar das receitas, peça-me!!!

Esta entrada foi publicada em Assunto Sério, Comida e bebida, Comidas e bebidas, Degustação em Viagem, Para Ler e Guardar..., Travel, Viagens. ligação permanente.

Uma resposta a Uma Flor Comestível: Nabiça

  1. Ana Rita diz:

    ….e uma sopa de feijão com nabo também é muito bom!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s