Gideon Sundback e o Zíper

Gideon Sundback e o Zíper

Foi na altura da Segunda Guerra Mundial que a indústria de uniformes militares sentiu a necessidade um mecanismo que agilizasse o “abotoar” das fardas. Imagine um soldado às pressas abotoando um a um todos os seus botões… Recorreram a um invento que em  1914 fora aperfeiçoado por Otto Fredrik Gideon Sundback, até então só usado em botas e em bolsas de guardar tabaco. Da guerra para o dia a dia e a Indústria de confecções e a Moda nunca mais seriam as mesmas…

Gideon Sundback foi mais um dos europeus que migraram para os Estados Unidos e encontraram “o lugar certo e a hora” fazendo deles uma oportunidade. Sundback nasceu na Suécia e mais tarde viveu na Alemanha. Seus pais eram fazendeiros, mas ele era criativo. Havia sido inventada uma engrenagem presa a uma tira de tecido que, unindo-se a outra igual acionada por um cursor, se encaixava e unia duas extremidades, mas que apresentava uma falha: a tendência de soltar-se facilmente. O engenheiro elétrico debruçou-se sobre o problema. Mexeu e remexeu e… Eureka!!! Modificou o sistema de encaixe dos elementos laterais, quase triplicou sua quantidade por centímetro e criou o deslizador em Y que unia os elementos laterais como se fossem uma única fita. E patenteou suas inovações, claro!

Ilustrações da patente de Gideon Sundback de 1914

Parece complicado de se explicar, mas tão simples de se utilizar. E fazemos uso da invenção de Sundback várias vezes ao longo do dia… Em 1923 um fabricante de botas que utilizava o mecanismo de Sundback o batizou de zipper (talvez por ouvir o som do descarrilar das duas engrenagens). No Brasil o zíper também é conhecido como fecho-ecler  (uma variante do francês) e em Portugal é simplesmente “fecho”.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Assunto Sério, Estilo, Moda e Comportamento, Notícias e política, Para Ler e Guardar.... ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s