Doçaria Conventual – Toucinho do Céu

Toucinho do Céu: É Mesmo Um Doce Divino…

Os Doces Conventuais estão envolvidos em uma áurea de magia, de mistério. Nasceram nos conventos da Península Ibérica e ganharam fama. Em  Portugal são as referências da doçaria nacional…

Antes de degustar esta iguaria, em um restaurante em Cascais, fotografei a fatia…

Acredita-se que foi em Murça que nasceu a receita original deste doce. O toucinho-do-céu é uma herança das freiras beneditinas que durante séculos estiveram instaladas num mosteiro existente na vila de Murça, até finais do século XIX.  Em Murça há também uma famosa lenda da Porca, mas o toucinho do céu é  mais conhecido, uma vez que se popularizou por todo o país. Na vila esta iguaria ainda é confecionada de forma tradicional.

O Toucinho do Céu de Odivelas

A receita de Toucinho do Céu do Convento de Odivelas é a mais famosa pois daí restou a última freira de Portugal, depois de extintas as ordens religiosas. Consta que, depois da morte da última freira, encerrariam cada um dos conventos portugueses. Esta última freira deixou de herança o caderno contendo as receitas daquele convento que ganhou edição primorosa incluindo fotos e o  fac-símile de suas receitas e de seus apontamentos…

Apresento duas versões do Toucinho do Céu de Amarante (região entre o Douro e o Minho) por ser a mais simples receita. Ao fim do post um vídeo mostra a versão da receita da cidade de Murça.

Receita do Toucinho do Céu de Amarante

500g de açúcar/ 250g de água/ 325g de miolo de amêndoa sem pele e moída/ 12 gemas de ovos/ 15g de farinha de trigo/ 35g de manteiga derretida.

ou

500g de açúcar/ 250g de água/ 250g de miolo de amêndoa sem pele e moída/ 9 gemas + 3 claras de ovos/ 60g de farinha de trigo/ 50g de manteiga derretida.

Modo de Preparar

Mistura-se o açúcar com a água em um tacho, leve ao lume e não mexa mais para não granular até atingir o ponto de pérola (Mergulha-se a ponta de uma colher e levanta-se. Se ao cair formar uma gota em forma de pérola está no ponto). Nessa altura mistura-se a amêndoa. Ferve um pouco e arrefece. Juntam-se as gemas bem batidas, a manteiga e a farinha. Volta ao lume mexendo sempre até fazer ponto de estrada (Ao deslizar a colher no fundo do tacho fica uma estrada separando a massa). Depois de fria, deita-se a mistura em uma forma de 18 ou 20cm de diâmetro untada com manteiga e forrada com papel vegetal, também untado com manteiga. Peneire uma camada de farinha sobre a massa. Leva-se ao forno médio para cozer. Desenforma-se quando morno, retira-se o papel e vira-se em um prato. Retira-se o excesso de farinha e por cima peneire uma generosa camada de açúcar de confeiteiro e alise com uma espátula.

As receitas de Toucinho do Céu são várias. Conforme a região e os ingredientes ali disponíveis, podem ser acrescentados à massa o”Doce de Abóbora Gila (ou Chila), como por exemplo em Espiche, no Algarve ou em Murça, Trás-os-Montes. O Cidrão ( Doce de Cidra) também aparece como ingrediente em algumas receitas

Fotos do Convento de Odivelas – Portugal

Nave Central

Estátua da Rainha Santa Isabel

Pátio Lateral

Brasão

Pátio Central

A Data Fixada em Azulejos

Da pequena janela  as freiras se comunicavam com o mundo exterior (mas não se deixavam ser vistas…), recebendo gêneros alimentícios e outros bens.  A porta restringia a entrada a apenas alguns e em situações execepcionais… como em caso de doença.

Toucinho do Céu do Convento de Santa Clara – Guimarães

Murça

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comida e bebida, Comidas e bebidas, Degustação em Viagem, Para Ler e Guardar..., Sem categoria, Travel, Viagens. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s