CONVITE – Lançamento do livro

MAKING OFF – Lançamento de Livro

Escolhemos o domingo, 19 de dezembro, para o lançamento do novo livro “FORVID-19  Pandemia no Formigueiro”. Numa tarde, juntos, faremos uma linda festa de livros!

Escolhemos como local a Creche Municipal CMEI porque essa instituição de Ensino homenageia, como patrono, meu avô “Alvim Corrêa de Faria”.

Escolhemos lançar o livro junto às famílias de minha comunidade, Santa Bárbara do Leste, onde nasci, cresci, estudei e onde, desde cedo, convivo e trabalho.

Quis o destino que eu regressasse à cidade natal depois de anos descobrindo outros lugares e que a redescobrisse em completa expansão física e humana. Todo crescimento é louvável! Nossos munícipes estão de parabéns!

Em 2018 apresentamos à comunidade escolar os livros “Os Galos Gémeos de Barcelos” (de 2011), “A Menina do Adeus” (2015) e “Dona Célia? Quem é ela?” (2017) na Escola Estadual “Monsenhor Rocha” e, em 2019, na Escola Municipal “Marlon dos Reis Lopes”. A receptividade junto aos pais, professores e alunos foi tão calorosa ao ponto de encorajar-me a realizar esse lançamento junto ao mesmo público que acolheu a apresentação de meu trabalho com grande atenção e respeito.

O tema do novo livro não poderia ser mais atual: a COVID-19, mas repensada de forma positiva!

Convivendo na roça diariamente ‘eu-menino’, pés descalços, brincava com as plantas e os insetos, daí a paixão pelas flores e, em especial, pelas borboletas. A FORMIGA, personagem central do novo livro estava no time dos insetos temidos pela meninada: abelhas e marimbondos de várias espécies, taturanas, lacraias, dentre outros. Era preciso desmistificar!

Em quarentena na roça descobri um formigueiro ao lado de minha janela, entre as roseiras de minha mãe, Estelina. Em várias tardes assisti meu pai, Nivaldo, preparando a “ceia das formigas”, ou seja, um pires com formicida. _ Vai matar as coitadinhas! Ou ficávamos as ROSAS, ou as SAÚVAS, pensávamos.

Da luta pela sobrevivência humana com a chegada da desconhecida doença, a COVID-19 e da luta das formigas pela sobrevivência, indiferentes a doenças e pandemias, nasceu a inusitada trama do livro.

Depois que apareceram formigas “gripadas” decretaram PANDEMIA NO FORMIGUEIRO. E agora? Quem poderia salvar as formiguinhas da completa extinção? Em um texto complexo, embora seja destinado ao público infantojuvenil, que considero muito esperto, ainda mais lidando, agora, com a tecnologia avançada, mas com anseios de que seja lido por pessoas dos oito aos 80 anos, procurei retratar a realidade mundial e brasileira no enfrentamento da pandemia ora instalada.

FORVID-19 Pandemia no Formigueiro é um livro feito durante meses e por uma grande equipe de revisores de conteúdo: Hélio Amaral, Daniel Dornelas, Luciana Carli, Marina Fidelis, Maicon Douglas e Nina Carli. Sugiro que deva ser lido e relido.

Nosso livro pode ser classificado como um livro paradidático, um auxiliar na Educação: ele explora a Língua Portuguesa e conta com a primorosa revisão final de Cátia Pereira Simões de Sena, dá dicas de Língua Inglesa, cita a Matemática, História, Geografia, as Ciências da Natureza, a Biologia e Física, Artes e Música… Enfim, o professor antenado que souber explorar esse novo livro terá um aliado nas aulas, seja ele de que disciplina for!

Quem gosta de LER pelo prazer da leitura encontra no texto uma mesa farta! O conteúdo desse banquete literário pode ser degustado do aperitivo, passando da entrada à sobremesa e se deliciando com um cardápio de novas palavras, todas explicadas em notas de rodapé.

As ilustrações das personagens são um atrativo a mais! Como nossas formiguinhas ficaram fofas… Ops! É preciso dizer: delgadas! As artes foram criadas pelo designer Wellington Elízio da Silva e a diagramação das páginas, realizadas pela equipe da Editora Caratinga, contando com ideias do Steferson S. Magno e Roberto Mansur Azevedo trazem um quê de inesperado: só surpresas! Tudo isso sem falar do cuidado gráfico de Célio de Sena!

Por fim, FORVID-19 Pandemia no Formigueiro é um livro de homenagens, não só para os profissionais que estão à frente na batalha contra o vírus da COVID-19, como para as milhares de vítimas, famosas personalidades, pessoas conhecidas na vizinhança, ou anônimas, espalhadas pelo Globo.  

Esse livro tem pretensões mil: refúgio, acalento, distração, abstração, contemplação, estudos, evasão, passatempo… Cada leitor vai viajar por um caminho, vai lembrar-se de pessoas e de situações particulares, podendo seguir novas rotas ou deixar-se guiar, simplesmente, pela suave correição das formigas! E que siga SEMPRE FELIZ você, o nosso leitor! Este é o nosso desejo maior!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

2 respostas a CONVITE – Lançamento do livro

  1. Lienice diz:

    Extremamente curiosa fiquei, para ler esse conteúdo interessante, que retrata um momento difícil para todos, ao mesmo tempo cheio de inteterimentoe respeito aos que se foram.
    Parabéns uma linda apresentação de seu trabalho.

  2. Julia Gouveia diz:

    Olá amigo sucesso no teu novo livro, és um escritor nato,vais ao fundo da questão. A distância, não me permite estar presente nessa data,tão importante, obrigada pelo convite. Parabéns. Beijinhos e felicidades

Deixe um comentário