Relógios Reguladora em Portugal

A História dos Relógios Portugueses Que Rezam “Avé Maria”

A Fábrica Antiga

A “Boa Reguladora” foi uma fábrica de relógios fundada em Famalicão, em 1895. Rapidamente conseguiu tornar-se numa das mais importantes empresas do Norte de Portugal. Referência na fabricação de relojoaria do Minho  destacou-se como a primeira da Península Ibérica e uma das mais antigas do mundo. O património da Reguladora foi sendo vendido a grupos internacionais e nas instalações da antiga fábrica passaram a ser produzidos contadores elétricos e de água.


Da Boa Reguladora  saíram todos os relógios para as estações e apeadeiros dos caminhos-de-ferro portugueses, CP, muitos deles ainda a funcionar. Em casas particulares, a importância dos relógios é grande: muitos deles assistiram famílias a nascer e a crescer. Registraram horas das papinhas, dos medicamentos, do adormecer e do despertar… Hoje,  a raridade dos primeiros relógios fabricados é de tal ordem que, em leilões, as peças manufacturadas para reposição e restauro atingem preços elevados.
Clientes do Brasil e dos Estados Unidos ficam na lista de espera para o fabrico de novas peças.


Depoimento: “Possuo dois relógios de parede da fábrica Reguladora: um está desafinado e outro com a corda quebrada. Sou apaixonada por eles e gostaria de consertá-los pois fazem parte da história da minha família. Aqui no Brasil não há quem conserte ou tenha peças para reposição, por isso estou tentando obter o endereço ou telefone da fábrica para tentar conseguir as peças danificadas. Vocês poderiam me informar o endereço da fábrica Reguladora?” (Abaixo a resposta a esta pergunta).


A antiga empresa Boa Reguladora deixou de produzir relógios, mas a patente foi adquirida por dois dos seus antigos colaboradores. Mesmo aposentados, decidiram voltar a fabricar e a dar assistência técnica aos milhares de relógios espalhados por coleções particulares, em todo o mundo. José Cunha e José Varela são os dois últimos dos milhares de trabalhadores que a empresa já teve.
Cunha e  Varela negociaram com Miguel Dias Costa a aquisição das patentes. Foi assim que nasceu a Regularfama. Aos dois já se juntaram mais antigos funcionários que voltaram a fabricar relógios únicos ao preço médio de seiscentos euros. Os artesãos  fazem também a manutenção do equipamento.
Eles executam tarefas muito peculiares: sintonizar as Ave-Marias, uma das mais populares e encantadoras batidas que podemos ouvir no cantar das horas…


REGULARFAMA
Rua José Carvalho, 671 4760-353 Calendário
V. N. de Famalicão
Telefone: 252310374
Fax: 252310374
Email: geral@reguladora.com.pt

mais informações em :

http://www.relogiosreguladora.com.pt

About these ads
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

5 respostas a Relógios Reguladora em Portugal

  1. Tempo diz:

    Restauro e reparo relogios reguladora, tenho algumas peças de época em stock, posso enviar por correio.

    Para contacto relogiostempo@gmail.com

    • Nuno João Lopes Manito diz:

      Tenho um relógio da BOA REGULADORA herança de familiar, que gostaria de restaurar. Sei que tem a suspensão do pêndulo partida mais a peça que tem o nome de âncora. Gostaria de saber se existe possibilidade de restauro.

  2. Orlando Amorim diz:

    Exmos. Srs. gostaria que me informasem se reparam relogios de parede “antigo” e como devo fazer!.. eu encontro-me em Matosinhos. o meu telemovel é …

  3. Gonçalo diz:

    Boa tarde a todos.

    Sou especialista em relogios reguladora. Compro e Vendo para Brasil USA.
    Tenho todas as peças de todos os modelos da reguladora, reparo integralmente qualquer relogio. Dou garantia de 1ano.

    Para mais informações contactar para o email: goncalo_888@hotmail.com

  4. Carlos Nuno Godinho da Silva diz:

    gostava de saber se a fábrica reguladora ainda existe?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s